consultoria médica

Consultoria Médica: O que é, Como funciona e Benefícios

Não é de hoje que o mercado médico passa por processos de constantes mudanças.

Diante dos desafios que se apresentam na medicina, diversas variáveis carecem de atenção para o funcionamento pleno dos serviços médicos:

Formato jurídico, tecnologia empregada, olhar atento à gestão financeira e boas práticas tributárias e trabalhistas são apenas alguns exemplos de fatores essenciais para aumentar os lucros e se destacar no mercado.

É nesse contexto que entra a consultoria médica, um verdadeiro norte para que a empresa prestadora de serviços médicos se estabeleça nos mais diversos aspectos da sua estrutura, por meio das orientações de um especialista.

Neste artigo, detalharemos como a adoção deste serviço se torna extremamente benéfica ao seu negócio. Acompanhe.

O que é uma consultoria médica?

O serviço de consultoria médica analisa uma oportunidade de negócio ou a atual situação da empresa, e propõe soluções para a melhoria das atividades e gestão do negócio.

Sendo assim, o profissional que atua como consultor deve examinar:

  • As práticas empresariais do médico;
  • O contexto em que se insere a sociedade médica;
  • O tipo de estabelecimento em que as atividades serão desenvolvidas (clínicas e/ou hospitais);
  • E as relações jurídicas firmadas.

Tudo com o intuito de torná-los melhor estruturados, mais eficientes, controlados e dentro dos regulamentos exigidos ao setor.

Em outras palavras, é se utilizar da expertise de negócios do consultor para ajudar nas instalações da empresa médica, burocráticas e práticas.

Se você é médico e já abriu uma empresa, sabe da enorme quantidade de questões administrativas, legais e tecnológicas que a prestação do seu serviço exige.

Administrar tudo isso sozinho, de forma ordenada e funcional, é um verdadeiro desafio. 

Veja também: Gestão financeira para médicos: O que é + 12 dicas valiosas

Por isso, na prática de consultoria médica o consultor apresenta uma espécie de roteiro baseado nas necessidades e objetivos da empresa e, com isso, a possibilita atuar com maior assertividade no mercado.

Fundado nessas necessidades, esse profissional também terá condições para escolher o tipo jurídico e a forma de apuração de tributos mais adequados ao empreendimento.

De forma geral, a consultoria médica também contempla aspectos gerais, como:

  • A escolha da melhor forma de estabelecer relações jurídicas entre os sócios com foco na necessidade de ajuste do Contrato Social e/ou elaboração de Acordo de Sócios; 
  • A análise de registro adequado no Conselho Regional de Medicina (CRM);
  • A análise de registro adequado nos órgão públicos, tais como Prefeitura e ANVISA;
  • A escolha precisa dos Códigos de Atividade Econômica;
  • A escolha da melhor forma de firmar relações com colaboradores e entre a sociedade e terceiros (incluindo médicos não sócios);
  • Instruções para melhor aproveitamento da relação entre a Sociedade e seus assessores (especialmente contadores e advogados);
  • Treinamento de funcionários;
  • Comunicação com o paciente, jornada e experiência do paciente;
  • Formação dos preços, margem e controle financeiro;
  • Dinâmica para gestão financeira;
  • Softwares utilizados;
  • A definição da estrutura do modelo de negócio.

Dessa forma, fica evidente que a consultoria médica é um tipo de serviço que abrange não somente a atividade médica, mas toda a estrutura de um serviço médico, desde o atendimento até o planejamento estratégico, jurídico, financeiro e fiscal.

Para quem a consultoria médica é indicada?

consultoria para médicos

A consultoria médica pode ser aplicada em qualquer tipo de serviço médico.

Porém, como veremos mais à frente, para cada tipo de empresa (médico PJ, clínica médica ou grupo de médicos que atuam em hospital) há necessidades maiores ou menores, dependendo das complexidades das operações que esses modos de atuação exigem.

E entende-se que a consultoria médica traz uma solução completa para os objetivos a serem alcançados por cada um desses tipos de atuação empresarial.

Logo, quanto mais amplos forem esses processos, mais a empresa poderá se beneficiar deste tipo de serviço.

Sendo assim, ela é especialmente indicada para operações médicas de maior complexidade.

Aqui, podemos citar como exemplo desse tipo de complexidade grupos médicos que atuam em hospitais e que necessitam de uma grande estrutura organizacional para funcionamento. São grupos que possuem características específicas, tais como:

  • Alto faturamento;
  • Interação constante com contadores e advogados;
  • Grande número de médicos em seu corpo clínico;
  • Quadro de funcionários;
  • Grande quantidade de pagamentos;
  • Diversos riscos jurídicos assumidos (especialmente nas esferas cível, trabalhista e tributária);

Tudo isso necessita de um bom gerenciamento e exige várias obrigações e orientações jurídicas, contábeis e fiscais as quais podem passar despercebidas e gerar grandes problemas aos responsáveis e à empresa.

Ter à disposição uma consultoria médica é ter a certeza e a tranquilidade de que todas as exigências legais estão em dia, podendo executar os serviços de forma mais assertiva e tranquila, sem correr grandes riscos e com um melhor planejamento.

Qual o roteiro básico de uma consultoria para médicos?

A consultoria médica abrange a empresa como um todo, não apenas o serviço médico.

Por isso, para se estruturar um roteiro básico de consultoria para médicos é preciso entender o objetivo buscado pela empresa, logo que essa atividade pode atuar em inúmeras frentes, tais como:

  • Treinamento de funcionários;
  • Tecnologias adotadas;
  • Marketing;
  • Posicionamento de mercado;
  • Fidelização de pacientes;
  • Construção de marca, dentre outros.

Por isso, após se definir um objetivo claro, é preciso buscar entender algumas informações básicas por meio de questionamentos, como:

  • Todos os sócios serão médicos?
  • Quais atividades médicas serão desenvolvidas?
  • Qual a especialidade desenvolvida?
  • Há um faturamento esperado?
  • As atividades serão desenvolvidas em local próprio ou de terceiros?
  • Serão desenvolvidas outras atividades, além da prática médica?

Com essas informações mapeadas, é possível firmar duas definições importantes ao funcionamento do negócio: Análise tributária e regulatória e a relação contratual.

Esse passo é extremamente importante pois, para cada tipo de atuação médica, a consultoria para médicos terá uma funcionalidade e profundidade de envolvimento específicas.

Assim, o consultor irá enquadrar os dois critérios citados acima à realidade do negócio, dentro das possibilidades mais vantajosas que cada um apresenta à empresa.

De forma mais prática, podemos citar três tipos de atuação que a consultoria para médicos atua de formas diferentes em razão das suas necessidades:

Consultoria para médicos PJ

médico PJ

“Médicos PJ” são profissionais que abrem CNPJ para atuarem em um hospital por conta própria.

Banner blog

Como sua atuação enquanto “empresa” se dá pelo exercício da sua prestação de serviços, em geral, o serviço de consultoria médica é mais pontual, organizando tudo o que o profissional precisa para começar a atuar.

Ou seja, é um trabalho realizado antes da operação.

Veja também: CNPJ médico: Vale a pena? Como abrir, quanto custa e cuidados

Consultoria para clínicas médicas

clínicas médicas

No caso das clínicas médicas, as operações  ficam um pouco mais complexas, pois normalmente precisam de funcionários, precisam obter licenças/alvarás e precisam de comando presencial focado na gestão do estabelecimento.

Isso significa que as relações tributárias e contratuais passam a abranger mais profissionais que apenas o “médico PJ”, ou seja, mais obrigações legais são exigidas deste negócio e o consultor mapeia todas elas, garantindo que a empresa esteja em dia com suas obrigações.

Outra função da consultoria médica quando aplicada às clínicas médicas é a definição e separação das atividades e obrigações de cada área da empresa.

Advogados, administradores e contadores, nesse tipo de empreendimento, tendem a confundir suas responsabilidades, absorvendo funções alheias. 

Tudo isso pode gerar confusão na organização do negócio e, por essa razão, a consultoria médica assume o papel de apresentar um melhor direcionamento às divisões da empresa, otimizando suas atividades e trazendo um melhor resultado à ela.

Consultoria para Grupos Hospitalares

grupos hospitalares

No dia a dia de médicos que formam grupos hospitalares, as operações se tornam ainda mais complexas e amplas.

São diversos pontos de atenção para esse modo de atuação ser efetivo.

Por isso, são nesses casos que a consultoria médica torna-se essencial e é mais indicada.

Sob um olhar amplo, o consultor entende as exigências do contratante, absorve todos os fluxos e os transformam em processos funcionais e prospectos.

Ou seja, dentro do que precisa ser feito, estabelece como será realizado, visando o modo mais vantajoso ao empreendimento.

Empresas especializadas em contabilidade médica, como a MedAssist, ao prestarem o serviço de consultoria médica, aplicam processos que contribuem na redução da tributação que o empreendimento necessitará pagar, por exemplo.

Dado que normalmente essas empresas faturam um valor alto, qualquer ajuste fiscal tem um grande impacto.

Esse tipo de empresa normalmente conta com um grande número de médicos em seu corpo clínico. 

Estratégias societárias para formalizar a rotatividade do corpo clínico, e que passam pelo direito tributário, fazem parte de uma assessoria bem feita.

No mais, é preciso atentar para a utilização de tecnologia. 

Existem aplicativos extremamente práticos para ajustes na dinâmica do dia-a-dia, e que contemplam pontos essenciais como organização de escalas e financeiro. 

Seja qual for o modo de atuação, todos esses levantamentos são apresentados aos idealizadores do negócio e, se aceitas, a documentação é preparada e levada a registro e, em seguida, inicia-se a operação planejada.

Aliás, independentemente do objetivo, o primeiro passo para um roteiro básico de consultoria para médicos é estabelecer como o negócio será estruturado, qual será seu regime de tributação e a gestão financeira.

Isso porque são esses os elementos básicos para a boa gestão empresarial, afinal, para além de construir uma marca, é importante saber como será administrada.

Quais são os benefícios da consultoria médica?

Não há como negar, o quão benéfica a consultoria médica pode ser para o seu negócio, logo que essa prática garante que a empresa está no caminho certo, em dia com suas obrigações e atuando de forma estratégica para o seu crescimento seguro e maior lucratividade.

Quando bem utilizada, a consultoria médica é benéfica em:

1. Constituição sólida

Quando a empresa é corretamente assessorada desde a sua abertura, o gestor pode ficar despreocupado com problemas futuros relacionados à fundação.

Isso porque elementos primordiais como contrato social, tipo societário, regime fiscal, código de atividades, dentre outros, foram estabelecidos de forma correta.

2. Prevenir complicações

Superada a etapa da constituição, a empresa precisa ter certeza que está cumprindo da forma devida as obrigações legais. Isso significa que a carga tributária e as relações jurídicas deverão ser adequadas e validadas pelos assessores. 

3. Clareza nos relatório financeiros

Relatórios financeiros claros são extremamente importantes para uma visão aprofundada e detalhada do negócio, pois eles permitem que os sócios e a administração da empresa adotem medidas e tomem decisões relevantes, tais como:

  • Prever o potencial de faturamento;
  • Criar capital de giro;
  • Constituir reservas;
  • Provisionar despesas;
  • Distribuir Lucros;
  • Etc.

Todos esses tópicos são elementos essenciais para o funcionamento e sucesso do negócio, e a consultoria médica é um meio recomendado para o aperfeiçoamento das relações jurídicas existentes nesse setor.

Um verdadeiro norte para a sua empresa médica

Para não ficar à deriva no mercado, é preciso traçar um objetivo claro e saber como navegar como empreendedor.

A consultoria médica se coloca como uma ferramenta certeira para guiar a empresa em suas metas, arrumando o barco para se alcançar, cada vez mais, horizontes mais distantes.

Gostou deste artigo e quer aplicar a consultoria médica em sua empresa?

Entre em contato com a MedAssist. Nossa equipe, especializada em contabilidade para médicos, conta com um enorme Know How em consultoria médica, com advogados tributários, societários e contadores experientes.

Somos especialistas em gestão financeira e empresarial para médicos

Cadastre-se e receba no seu e-mail dicas de como descomplicar a sua vida financeira .

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.