curso acls

Curso ACLS para médicos: O que é por que investir

Seguir aprimorando os conhecimentos é uma atitude fundamental em qualquer profissão, principalmente na área de saúde.

No entanto, isso é ainda mais indispensável quando se trata da medicina propriamente dita, e é exatamente por causa disso que você não pode deixar de conhecer a importância do curso ACLS para médicos atuantes em prontos-socorros.

Sobretudo em um país como o Brasil, no qual o número de casos graves nas emergências é imenso e os recursos disponíveis nem sempre são os mais apropriados, ter convicção é essencial para evitar erros médicos e atuar com segurança, salvando mais pacientes.

Confira o conteúdo a seguir e aprenda ainda mais sobre esse tema.

O que é o Curso ACLS?

ACLS quer dizer, em português, suporte avançado de vida cardiovascular.

Trata-se de um curso e uma certificação cujo intuito principal é o treinamento para emergências médicas, sobretudo as cardiovasculares, e foi desenvolvido pela AHA, que é a American Heart Association.

As matérias propostas visam organizar o atendimento médico emergencial, em especial a parada cardiorrespiratória, com protocolos definidos e atualizados a cada cinco anos, seguindo a experiência clínica em parâmetros mundiais e utilizando algoritmos de atendimento de diversas situações de alta gravidade.

As lições abrangem a gestão das vias aéreas e de farmacologia, nas quais as habilidades são lecionadas em grandes sessões de grupo e estações de aprendizagem, além de testes baseados em cenários práticos.

Os alunos também precisam demonstrar proficiência e devem passar por exame escrito, com uma pontuação mínima exigida.

A duração do curso ACLS gira em torno de 16 a 20 horas, englobando também situações como o infarto e as demais circunstâncias pré-parada cardíaca e pós-parada cardíaca. O

ACLS é voltado exclusivamente para médicos e enfermeiros, não sendo direcionado para outros profissionais de saúde.

Entre os tópicos ensinados, vale destacar as arritmias, a desfibrilação e o marca-passo cardíaco, a farmacologia cardiovascular, as síndromes coronarianas, os acidentes vasculares cerebrais (AVCs), os aspectos éticos da ressuscitação, as técnicas de ventilação com e sem equipamentos, a desobstrução das vias aéreas e o uso de desfibriladores.

Por que os profissionais devem investir no curso ACLS?

1. Mais preparo para tratar vítimas de PCR

As vítimas de uma parada cardiorrespiratória (PCR) estão entre as mais graves e comuns dos sistemas de emergência no Brasil.

Por isso, saber manejar esse tipo de paciente é uma atitude fundamental, não apenas para quem quer estar apto a ocupar os melhores cargos nos hospitais como também para quem deseja uma formação mais completa.

O curso ACLS fornece as informações e habilidades necessárias para atender quem apresenta qualquer emergência cardiovascular pré-parada, como arritmia, infarto agudo do miocárdio e acidentes vasculares cerebrais.

Como o treinamento é baseado em simulações de situações reais em estações práticas, o médico sai muito mais pronto para o mundo real.

Com essa certificação, você tem a garantia de aprofunda​r suas competências, tanto como líder quanto como um componente de qualquer equipe de atendimento de alto desempenho, podendo proporcionar um tratamento precoce e acertado a cada uma dessas conjunturas, oferecendo a melhor chance possível de sobrevida em curto, médio e longo prazo.

2. Maior embasamento para emergências cardiovasculares

Ter amplo conhecimento e bons níveis de embasamento no que diz respeito às emergências cardiovasculares é essencial.

Em linhas gerais, um médico não pode trabalhar em um pronto-socorro ou qualquer outra unidade avançada se não tiver o completo domínio desse tipo de situação, bem como a facilidade para fazer o diagnóstico e escolher a conduta.

Além disso, investir no aprimoramento sobre o suporte avançado de vida é sempre uma boa ideia para quem atua no ramo da saúde, pois isso confere mais chances de sobrevida para seus pacientes, ao lidar com as patologias mais comuns relacionadas ao coração e enfrentadas nas emergências.

Você aprenderá normas e procedimentos básicos, com ênfase na importância de realizar uma RCP (reanimação cardiopulmonar) de qualidade.

Com esse conhecimento, o profissional pode encarar e superar situações como arritmias agudas, AVCs, síndromes coronarianas e várias outras.

O melhor de tudo é que o curso ACLS é voltado tanto para quem já atua em hospitais quanto para quem realiza atendimentos pré-hospitalares em prontos-socorros, ambulâncias e unidades de primeiro atendimento.

Também é uma excelente escolha para residentes e acadêmicos, especialmente os que estão no último ano da faculdade de medicina.

3. Ganho de diferencial competitivo para o médico

Um ponto que deve ser observado pelos médicos é que, em linhas gerais, a formação nas faculdades brasileiras, e até mesmo de outros países, não engloba com muita profundidade várias questões de emergência, especialmente o manejo adequado e estratégico das paradas cardiorrespiratórias.

Tendo em vista que esse tipo de circunstância é muito comum em qualquer hospital e que todos os médicos estão sujeitos à necessidade de saberem como abordar inteligentemente esse paciente, o curso ACLS não apenas é um diferencial competitivo para os melhores cargos como também uma demanda para ser um bom profissional.

Lidar com problemas tão sérios e que podem salvar vidas não é fácil. Por isso, é preciso contar com o esforço em conjunto de todos os envolvidos, trabalhando com o máximo de atenção para cumprir suas funções de maneira eficaz.

O curso ACLS aposta, também, em dinâmicas de grupo, lapidando a comunicação.

Se você pretende concorrer aos melhores cargos disponíveis, igualmente em instituições particulares quanto na esfera pública, essa certificação e os conhecimentos adquiridos no treinamento, tanto práticos como teóricos, podem conferir uma vantagem diante dos outros concorrentes, principalmente para posições de chefia e os de melhor remuneração.

Como você pôde perceber ao longo deste conteúdo, o profissional certificado não apenas recebe as informações e os treinamentos adequados, como acaba ganhando naturalmente a condição de líder, sendo capaz de coordenar o time de ressuscitação do corpo clínico e, ao mesmo tempo, tomar as decisões corretas.

E você, gostou de conhecer o curso ACLS e de entender como ele pode contribuir para que se torne um profissional ainda mais eficiente? Deixe seu comentário abaixo.

Sobre o autor:

Website | + posts

Somos especialistas em gestão financeira e empresarial para médicos

Cadastre-se e receba no seu e-mail dicas de como descomplicar a sua vida financeira .

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.