Instagram médico

Instagram médico: 7 dicas para criar o do seu negócio

Você já pensou em utilizar o Instagram para o seu negócio médico?

Em tempos de intensa imersão nas redes sociais, se beneficiar deste movimento é uma estratégia muito interessante para empresas médicas que desejam alcançar um público qualificado e se consolidar no mercado.

O Instagram é a terceira rede social mais utilizada no Brasil, ficando atrás apenas do WhatsApp e do YouTube, com mais de 1 bilhão de usuários.

Fonte: Relatório da We Are Social e Hootsuite.

Porém, não basta utilizar, é preciso ter estratégias bem estabelecidas e seguir as regras do Conselho Regional de Medicina.

Por isso, preparamos esse artigo para você mandar bem no seu Instagram Médico e alcançar excelentes resultados de negócios. Acompanhe!

Qual a importância de um Instagram médico?

A imersão no mundo digital é um caminho sem volta.

Negar essa influência sobre a nossa forma de consumir, nos entreter e até mesmo de procurar pelos mais diversos tipos de serviços que atendam às nossas necessidades, é ignorar o grande potencial de negócio que esse meio possibilita.

Falando mais especificamente das redes sociais, em termos de marketing e negócios, nunca antes a entrega de um conteúdo qualificado e direcionado pôde ser tão assertiva.

No Instagram, é possível direcionar o material criado, segmentando-o em filtros como idade, gênero, localização e até mesmo perfil sócioeconômico.

Tudo isso representa uma maior ligação entre as necessidades de uma pessoa, com os serviços que o seu negócio pode oferecer, gerando uma prospecção de clientes mais qualificados.

Além desse maior chamariz de compradores que estão dispostos a contratarem seus serviços, essa demanda do meio digital também ajuda em aspectos de organização e otimização do negócio, como:

Expansão de mercado

Com um maior e mais direcionado alcance de público, o seu negócio passa a ser conhecido por uma maior parcela do mercado.

Otimização de atendimento

Visto que ao chegar o interesse do potencial cliente, é possível criar otimizações de atendimento ao prospect.

Fidelização de clientela

Cliente satisfeito volta mais vezes. 

Quando falamos em redes sociais, a satisfação de um bom serviço faz com que esse sentimento seja expressado em forma de bons comentários, curtidas e engajamento em seu perfil, algo extremamente benéfico ao seu negócio.

Referência na área de atuação 

Quanto mais o seu negócio se apropria de assuntos relacionados aos serviços oferecidos, mais isso demonstra a sua autoridade sobre esses diversos temas. 

E convenhamos, quando se trata de saúde, ninguém quer ficar na mão de quem não entende do que faz, não é mesmo?

Análise de desenho e retorno sobre o investimento

Já parou para pensar que um outdoor pode chamar muito a atenção de um grande público, mas é muito difícil analisar quais vendas foram convertidas devido àquela peça comunicativa?

No Instagram, isso não é uma questão.

Com seus sistemas de automação, é possível acompanhar o desempenho e entrega de qualquer material comunicativo que estiver rodando, o que representa uma análise mais precisa e refinada do ROI (Retorno Sobre o Investimento).

Todos esses fatores favorecem o seu negócio, evidenciando-o em relação à concorrência.

7 dicas para ter um excelente instagram médico

7 dicas para ter um excelente instagram médico

Utilizar o instagram para a sua empresa médica tende a trazer diversos benefícios e vantagens, contribuindo até mesmo no fluxo de atendimentos aos clientes prospectos.

Porém, para essa rede social ser uma ferramenta realmente efetiva, não basta apenas realizar postagens de fotos e artes bonitas, muito menos apenas participar de trends que estão em alta.

Tudo isso se torna banal e a aplicação de energia para a criação destes conteúdos é desperdiçada se não há um direcionamento em relação às possibilidades que um Instagram médico dispõe.

Por isso, separamos 7 excelentes dicas e boas práticas para aproveitar ao máximo esta rede social:

1. Torne o perfil da empresa comercial e profissional

O primeiro passo para tornar profissional o perfil da sua empresa médica é mudá-la para a opção de conta comercial.

Nessa modalidade, você terá acesso a estatísticas de desempenho e a ferramentas que ajudarão a otimizar e analisar informações úteis ao seu perfil.

 Na página do Meta, empresa responsável pelo Instagram, há um passo-a-passo de como realizar essa migração.

Após essa ação, escolha uma descrição da sua bio que sintetize, de forma clara, os serviços prestados pela sua empresa, além de uma foto e perfil de qualidade.

2. Filtre o que é postado

Criado esse perfil comercial, é importante que se escolha o que irá para o seu feed, story e reels.

Participar de trends, realizar ações que estão em alta e se utilizar de memes pode ser muito bem-vindo, desde que conversem com o seu público e façam sentido para o seu negócio.

O conteúdo criado deve conversar com o público, entender quais são suas dores e demonstrar que, diante daquele assunto, sua empresa tem total domínio sobre o tema.

Por isso, separe o perfil da sua empresa do seu perfil pessoal.

E claro, aposte sempre em fotos e vídeos de qualidade e tome um enorme cuidado com a ortografia correta nas postagens, ok?

3. Trace seu público

Assim como é necessário escolher uma área de atuação durante a residência, trabalhar com o Instagram também demanda definir qual o público que será destinado ao seu conteúdo.

Lembre-se sempre que, obviamente, traçar esse perfil precisa ser condizente com o perfil dos clientes atendidos. 

É para eles que o conteúdo deve ser direcionado.

Isso pode parecer meio óbvio, porém, é justamente nesse ponto que muitos perfis médicos se perdem.

Por exemplo, se você atende a um público de terceira idade, talvez não faça sentido utilizar aquele meme viral que está em alta e que é muito chamativo, mas que não conversa com seus pacientes.

Por isso, estude o seu público e entenda seus gostos, linguagem comunicativa e costumes.

Isso fará toda a diferença.

4. Trace um planejamento de postagens

Redes sociais, como um todo, demanda constância.

De nada adianta ter um perfil profissional e seguir todas as dicas que apresentamos aqui se a rede social ficar parada.

As pessoas estão consumindo conteúdo todos os dias e sua empresa só será notada e lembrada se ela aparecer e isso, novamente, demanda constância.

Por isso, crie um calendário de postagens e fale de diversos assuntos que tenham ligação com o seu negócio.

De forma geral, é indicado que seja realizada apenas uma única postagem por dia e, se possível, todos os dias da semana.

Isso garantirá a entrega do conteúdo de maneira orgânica, além de um maior engajamento dos seus seguidores ao seu perfil e suas postagens.

5. Postagens com temáticas da sua área de atuação

Está sem ideias de qual tipo de conteúdo pode ser explorado?

Um dica bem legal é padronizar algumas ações, como:

  • Realizar postagens de datas comemorativas (dia da saúde, do combate a alguma doença…);
  • Divulgar calendários de vacinação e campanhas de prevenção;
  • Comentar notícias relevantes à área;
  • Realizar séries de postagens no estilo “você sabia?”;
  • Dar dicas de saudabilidade para o cotidiano do paciente.

Essas são apenas algumas possibilidades que podem se adequar ao serviço prestado pela sua empresa.

Porém, lembre-se: toda postagem precisa fazer sentido para o seu público e para o seu negócio.

6. Interaja!

O grande diferencial das redes sociais é a possibilidade de conversar diretamente com o seu público.

As pessoas gostam de receber atenção e se sentirem ouvidas ao interagir com marcas, isso traz um ar de atenção e as fazem sentir-se especiais.

Além disso, essa é uma forma de o mecanismo do Instagram entender que sua conta está ativa e quanto mais interações do seu perfil com o público, mais tenderá a potenciais clientes interagirem com ele.

Assim, o Instagram entenderá que é um perfil relevante e fará mais sugestões de segmento do perfil a um maior número de usuários.

7. Utilize de automações

Algumas funções dentro do Instagram permitem que determinadas ações sejam realizadas de forma automática: respostas no privado, curtidas e direcionamento de contato são apenas alguns exemplos de automação existentes.

Isso facilita muito a vida do administrador do perfil. Isso porque algumas interações necessitam apenas de padrões, o que até mesmo é positivo, visto que padroniza também a linguagem adotada e a forma de atendimento.

Regras do CFM com relação ao uso de Instagram por médicos

Todas as dicas apresentadas aqui podem ser seguidas sem medo pela sua empresa médica.

Porém, é importante que todas as ações realizadas no Instagram do seu negócio estejam de acordo com as regras do CFM (Conselho Federal de Medicina) que, em resumo, aplica-se à publicidade e exposição no setor médico.

Sendo assim, abaixo separamos algumas das normas do CFM para você ficar atento:

  • Não expor pacientes, mesmo com a autorização deles, para divulgação de técnicas, resultados ou métodos de tratamentos;
  • Não postar sobre novos equipamentos com intuito de dizer que sua clínica tem mais capacidade técnica de oferecer algum serviço;
  • Oferecer outro tipo de atendimento, em vez da consulta tradicional;
  • Fazer anúncios de técnicas exclusivas;
  • Informar pela rede os valores de consultas, tratamentos especializados ou procedimentos.

É uma obrigatoriedade segui-las na íntegra, visto que o seu não cumprimento impacta tanto em problemas com o CFM como na reputação do médico/negócio no Instagram.

Clicando aqui você pode conferir todo o manual de publicidade médica elaborado pelo CFM.

5 perfis de médicos para se inspirar

Há um ditado que diz que “nada se cria, tudo se transforma”. Embora possam haver até mesmo outras versões para esse mesmo ditado, não podemos negar que buscar referências é um excelente caminho para quem deseja utilizar um Instagram médico.

Por isso, abaixo separamos 5 excelentes perfis médicos que para você se inspirar!

1. Dra. Laura Lúcia (@saudedamulher)

A Dra. Laura Lúcia é ginecologista, obstetra e é residente em Foz do Iguaçu.

Em seu perfil, ela cria conteúdos sobre saúde feminina que conversam diretamente com o público.

A profissional até mesmo lançou a campanha Saia com Saia que esclarece para as mulheres o quão benéfico para a saúde pode ser o uso de saia, que conta até mesmo com um Instagram próprio da campanha (@saiacomsaia).

Ou seja, uma forma diferenciada de promover assuntos e temas da sua área e que considere importantes.

2. Dr. Diogo Coelho (@drdiogocoelho)

Em seu perfil, o profissional de cirurgia plástica desenvolve um feed harmonioso e esteticamente muito agradável.

É uma boa referência de aplicação do design ao conteúdo produzido.

Além disso, o Dr. Diogo também trabalha com a publicação de vídeos no formato de IGTV, gerando engajamento do público e se consolidando na sua área de atuação no ambiente virtual.

3. Dra. Erica Mantelli (@ericamantelli)

Outra excelente referência é a Dra. Erica Mantelli, ginecologista, obstetra e especialista em saúde sexual.

Em seu perfil, a doutora aborda pautas como gravidez, mitos e verdades sobre o sexo, além de saúde feminina, tudo alinhado ao padrões do CFM.

Além de exemplos de conteúdos que você pode seguir, é interessante analisar também a forma como ele é apresentado, por meio de uma linguagem simples e que inspira confiança no público ao seu trabalho.

4. Dr. Leonardo Zapata (@leonardozapata.neurocirurgia)

Nichos bem segmentados da área de medicina também têm o seu lugar ao sol no Instagram.

Um exemplo disso é o perfil do Dr. Leonardo Zapata, que além de falar sobre as atualizações e novidades da área de neurociência, também dá dicas de como ter uma vida mais saudável.

Além disso, é interessante estudar esse perfil e analisar a forma como ele utiliza assertivamente suas linhas editoriais, design de postagens e organização do feed.

5. Dr. Rodrigo Rosa (@dr.rodrigorosa)

Com especialidade em ginecologia obstetrícia e reprodução humana, o Dr. Rodrigo Rosa utiliza do seu perfil para divulgar conteúdos sobre gravidez e fertilidade, em especial a quem busca engravidar.

Aqui é bem interessante observar a questão da interação com o público, já que ele se utiliza muito de caixinhas de perguntas e vídeos para conversar com o seu público, o que gera um excelente engajamento.

Converse com seu público, mas de forma profissional

O Instagram é uma ferramenta poderosa que literalmente está na palma da nossa mão.

Com ela, é possível entrar na casa e rotina do seu público, e adotando as boas práticas apresentadas nesse artigo, o potencial de prospecção será enorme.

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Sobre o autor

Bruno Muffo
Bruno Muffo

Bruno é advogado formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP e obteve um Master in Business Economics (CEABE) pela Fundação Getúlio Vargas – FGV-SP. Possui 20 anos de experiência na advocacia empresarial, tendo integrado grandes escritórios de advocacia no Brasil, incluindo Mattos Filho Advogados e Lefosse Advogados, e nos Estados Unidos, incluindo Davis Polk & Wardwell LLP e Linklaters LLP. Atualmente é sócio fundador do escritório Muffo Crósta Advogados e da MedAssist, onde presta assessoria jurídica, tributária e de gestão a diversos negócios na área da saúde.

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