Marketing digital médico: Guia completo de ações legais diante do CFM
Segundo dados de um levantamento realizado pela Math Ads, empresa especializada em gerenciamento de mídias digitais, nove em cada dez brasileiros pesquisam na internet antes de realizarem a aquisição de um produto ou serviço.
Isso demonstra como, cada vez mais, a imagem de uma marca e sua conexão com o público-alvo têm sido essenciais para a tomada de decisão do consumidor.
Investir e criar estratégias de marketing digital, portanto, se tornou fundamental para a sobrevivência de um negócio.
Observando essa mudança no comportamento dos consumidores, é importante se questionar: como está o posicionamento do meu negócio na internet?
Esse artigo te ajudará a analisar essa questão, além de apresentar dicas de ações e boas práticas de marketing digital para médicos.
Acompanhe.
Como investir em marketing digital pode atrair mais pacientes?
Sem sombra de dúvidas, você, assim como a maioria das pessoas do século 21, antes de tomar a iniciativa de adquirir um bem ou pagar por um serviço, pesquisou na internet para saber mais sobre aquele item de desejo ou necessidade.
Redes sociais, site da empresa, comentários em sites de ouvidoria ao cliente…
Em uma pequena e rápida busca no Google, é possível ter em mãos um enorme volume de informações a respeito do serviço procurado.
Essa possibilidade de sanar todas as dúvidas antes de tomar a decisão de compra (e de maneira muito rápida) apresenta diversas vantagens ao negócio, como:
- Reconhecimento do serviço prestado;
- Atrair novos pacientes;
- Fidelizar aqueles já conquistados;
- Apresentar segurança do serviço prestado;
- Aumentar o reconhecimento do profissional prestador de serviço.
Porém, e se um negócio não estiver presente no ambiente digital, ou então, apresentar informações incompletas ou desatualizadas sobre o serviço prestado?
Para além de perdas de potenciais clientes, isso se reflete na geração de inseguranças no consumidor, ainda mais quando trata-se de serviços médicos.
Afinal, na escolha de serviços de saúde, seja em benefício próprio ou de alguém querido, é mais seguro apostar em um serviço com informações completas ou em algo pouco conhecido?
Por isso, para além do presencial, no dia a dia das clínicas e consultórios médicos, essa relação de confiança e de acesso à informação é extremamente importante também na internet.
Nesse sentido, gerar conteúdos que demonstrem a importância e seriedade do seu serviço, posicionar bem a página da empresa no Google (rankeamento), falar a linguagem do seu público-alvo e estar preparado para sanar quaisquer dúvidas, são estratégias fundamentais.
Tudo isso envolve o marketing digital para médicos: uma série de combinações de ferramentas e ações digitais alinhadas ao objetivo do negócio e aplicadas de forma estratégica para atrair e fidelizar pacientes.
É claro, assim como o simples termo “medicina” é extremamente abrangente, “marketing digital” também contempla diversas áreas de conhecimento.
E isso, sem dúvidas, pode gerar muita confusão em quem está chegando nesse universo agora.
Mas, calma…
A seguir, vamos apresentar um pouco da realidade do mercado digital para médicos, assim como dicas valiosas e práticas de como se posicionar de forma adequada no meio digital.
A realidade do marketing digital para médicos
Você se formou em medicina, fez residência, abriu seu consultório ou clínica médica e agora precisa prospectar clientes também por meio on-line.
Ao adentrar esse mundo, é muito comum se deparar com uma infinidade de possibilidades de ações e ferramentas de marketing e publicidade disponíveis no mercado e que prometem entregar enormes resultados.
Além disso, diversos sites ou profissionais de medicina que já praticam o marketing digital em seus negócios costumam dar dicas de estratégias que funcionam para a realidade deles.
Isso leva quem está chegando agora a esse universo a acreditar que a mesma estratégia funciona para todos.
O primeiro ponto que ressaltamos é que cada negócio tem uma realidade única e que cada estratégia traçada precisa estar alinhada a um objetivo empresarial a ser alcançado.
Mas, então, por onde começar?
Confira abaixo recomendações amplas que tomam como base o funcionamento e os critérios utilizados por mecanismos de busca e redes sociais para entregar um resultado mais otimizado e que, por isso, devem ser adotados por todo tipo de negócio.
Porém, ressaltamos que investir em um profissional ou agência de marketing digital para gerir esses processos é de extrema importância, em especial, para garantir a qualidade do conteúdo gerado e associado ao nome e à marca da sua empresa médica.
6 ações de marketing digital para médicos colocarem em prática desde já
Sendo assim, as dicas a seguir ajudarão no esclarecimento e entendimento do trabalho realizado pela sua equipe de marketing, auxiliando na tomada de decisões e na comunicação, ao compartilharem da mesma linguagem técnica.
1. Escolha sabiamente as suas Redes Sociais
Quando falamos sobre marketing digital para médicos, muitas pessoas associam diretamente às redes sociais, como Facebook, Instagram, Tik Tok, Youtube e LinkedIn.
Existem diversos pontos que devem ser observados ao utilizar as mídias digitais, porém, é importante lembrarmos que essas plataformas possibilitam uma conversa mais direta com o seu público, como também são ótimas para geração de autoridade.
Por meio das ferramentas que essas plataformas oferecem, e também de conteúdos atrativos, é possível direcionar os usuários para o seu site, no qual podem conhecer melhor os seus serviços e, assim, possibilitar sua prospecção.
Segue abaixo algumas rápidas recomendações quanto a cada mídia social:
Mantenha um perfil ativo, mas não se preocupe tanto com a criação de conteúdo exclusivo para esta plataforma.
Domina o mercado atual. Atualize constantemente e aposte em conteúdos informativos, em diferentes formatos (eles estão em constante mudança).
Uma boa forma de começar a montar um planejamento de conteúdo é pensar nas perguntas diárias que você recebe no consultório e respondê-las com uma linguagem simples, descomplicada.
Fique atento(a) às tendências. Ultimamente, produtores de conteúdo estão descontentes com as constantes mudanças da plataforma, que se iguala cada vez mais ao concorrente Tik Tok.
Veja 7 dicas de como criar um excelente instagram médico.
Tik Tok
O terror do Instagram. A rede social teve um boom de crescimento durante a pandemia e cresce cada vez mais, especialmente entre as novas gerações.
Vídeos curtos e informativos também são uma boa forma de começar a rede social.
Dica extra: aposte em curiosidades da sua especialidade. Fatos curiosos e engraçados costumam gerar mais likes e compartilhamentos.
Youtube
Ótima fonte de conteúdo mais denso. Aqui, o que vale mesmo são vídeos mais longos.
A rede social é menos famosa entre os médicos, visto que vídeos longos necessitam geralmente de mais edição para que o conteúdo não se torne chato.
Rede social com grande foco profissional.
Mantenha um perfil atualizado com suas especialidades e presenças em congressos médicos.
Lembre-se: No LinkedIn o objetivo é estar mais presente no meio médico e não para o futuro paciente.
Dica extra: Fique de olho nos relatórios e dados
Um recurso interessante das mídias sociais são os relatórios e dados que cada plataforma oferece à conta do seu negócio, principalmente quando configurado como “conta comercial”.
Quantidade de contas impactadas, perfil demográfico dos seus seguidores, pico de uso por horário do dia, são só alguns exemplos de dados que as mídias sociais dispõem e que podem ser utilizados para traçar a estratégia do seu negócio nessas plataformas.
É importante também entender qual o perfil do seu público para escolher quais mídias sociais fazem mais sentido a ele e, assim, aplicar seus esforços com maior inteligência estratégica e competitiva.
Para isso, as dicas a seguir podem te ajudar:
- Mantenha suas mídias sociais consistentes e organizadas;
- Direcione corretamente o seu conteúdo;
- Interaja com o seu público;
- Mantenha uma regularidade de publicações;
- Desenvolva conteúdos exclusivos para a sua especialidade;
- Publique conteúdos que direcionam para o seu site.
2. Invista no rankeamento do seu site (SEO)
Para além de um site otimizado, a sua empresa médica precisa aparecer às pessoas quando buscam pelos seus serviços ou por necessidades que o seu negócio pode suprir.
E aqui lançamos duas reflexões:
- Quando alguém pesquisar pelo seu nome, qual página e informações o usuário vai encontrar?
- Quando alguém pesquisar pela sua especialidade na sua cidade, quem o usuário vai encontrar? Você está na primeira página?
Otimizar o seu site para palavras importantes para o seu negócio engloba uma série de práticas que chamamos de SEO (Search Engine Optimization), sigla em inglês para “otimização para motores de busca”.
Basicamente, são otimizações que seguem os critérios que o Google adota para saber qual conteúdo será entregue ao usuário.
Busca local: esteja no topo das buscas na sua cidade
Além disso, é importante que a otimização de busca também seja definida por localidade.
Se seu serviço atende a cidade de Sorocaba, por exemplo, é importante que alguns elementos contenham essa informação.
As buscas provavelmente serão feitas da seguinte forma:
(especialidade) em Sorocaba
No caso, se você é dermatologista, a palavra-chave seria: Dermatologista em Sorocaba.
Com isso em mente, otimize o conteúdo do seu site para as suas cidades de atuação.
Para isso, algumas ações podem colaborar, como:
- Utilizar o Google Business Profile, também conhecido como Google My Business (Nesse artigo, explicamos mais detalhadamente como essa ferramenta funciona);
- Utilizar o nome da cidade de atuação na tag de título (Title tag) e algumas vezes no conteúdo da página inicial do seu site;
- Apresentar informações de nome, endereço, número de telefone e horário de funcionamento do local da clínica ou consultório médico;
- Apresentar um breve descritivo do local.
No caso da sua empresa médica atuar e prestar um mesmo serviço, mas em outra cidade, recomendamos que seja criada uma página otimizada para cada unidade de negócio.
Mas, novamente, ressaltamos:
É importante que todos esses processos sejam feitos e acompanhados por um profissional especializado em marketing digital.
3. Tenha um site com uma boa experiência para o usuário
Já ficou com raiva por entrar em um site ou aplicativo e não conseguir realizar a ação você desejava ou não encontrou uma informação importante?
Ter um site otimizado e pensado na experiência do usuário é extremamente importante nesse aspecto, afinal, ao pesquisar sobre os serviços ofertados pelo seu negócio, quanto mais claras e acessíveis forem as informações, mais você garante que o usuário chegue ao seu objetivo final (Ex: pesquisa pelo seu perfil, agendamento de consulta).
Mas, como fazer isso?
Podemos pensar que um site ideal é constituído sob três pilares:
- Responsividade
Um site responsivo é aquele pensado também para mobile, ou seja, que ao ser acessado de dispositivos móveis, aconteça a adaptação da página para displays como celulares e tablets.
Na pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, realizada em 2021, foi revelado que 91% dos brasileiros que possuem smartphones já experimentaram realizar compras on-line por estes aparelhos.
Nessa mesma pesquisa, 80% dos entrevistados afirmaram que compram mais pelo celular do que pelo desktop.
São dados que revelam o quanto o uso de aparelhos móveis está intrínseco à tomada de decisão de compra pelos brasileiros, ainda mais quando pensamos na facilidade, praticidade e maior acesso à internet que esses dispositivos oferecem à população no geral.
O design do site, portanto, precisa levar em consideração a adaptabilidade para o mobile, visto essa nova forma de consumo e, assim, possibilitar e facilitar o acesso do maior número possível de potenciais clientes ao seu serviço.
- Velocidade de carregamento
Mas, de nada adianta um site responsivo se o mesmo demorar para carregar.
Quantas vezes, ao acessar um site, você desistiu de permanecer nele por conta do tempo de espera para abrir?
Assim como você, usuários que buscam informações no site da sua clínica ou consultório médico também têm uma paciência limitada e, por isso, quanto mais tempo sua página demorar para carregar, mais eles tendem a saírem dela.
E isso pode ser comprovado em números.
Em um estudo realizado pela Kiss Metrics, foi observado que 47% dos internautas esperam que uma página da internet carregue em, no máximo, 2 segundos.
Na era das informações rápidas, quanto mais tempo a página do seu consultório ou clínica médica demorar para entregar informação, mais o potencial cliente estará propenso a aderir ao serviço do concorrente.
Otimização de imagens, hospedagem dedicadas e compressão de HTML são alguns caminhos para tornar sua página mais rápida, mas são ações importantes de serem realizadas por um profissional especializado no assunto, como um programador.
Na hora de solicitar o serviço de programação do seu site, tenha esse critério em mente e exija do profissional contratado um carregamento de, no máximo, 3 segundos, critério ideal indicado pelo Google.
- Layout e arquitetura de informações
É importante que quando o usuário entre na sua página, nela contenha informações claras e precisas sobre o que é ofertado em seu negócio.
Além disso, a navegabilidade precisa ser direta e sem muitas sessões dentro de outras sessões.
No caso da oferta de diversos serviços, elenque quais são os principais, quais deles te diferenciam da concorrência e dê destaque a eles.
Além de elencar as informações mais relevantes, pense também em quais funcionalidades do site realmente serão úteis ao potencial cliente e as deixe acessíveis.
Quanto mais cliques o potencial cliente tiver que dar para acessar uma informação ou funcionalidade do site, mais dúvidas podem ser geradas, aumentando a taxa de desistência da aquisição do seu serviço.
Exija o menor gasto de energia possível do seu potencial cliente.
Por exemplo, em um formulário destinado à solicitação de consultas dentro do site, quanto mais longas e complexas forem as informações exigidas ali, mais o usuário tende a não finalizá-las.
Por isso, priorize informações realmente importantes e indispensáveis para esse momento, como nome e formas de contato.
4. Trace uma estratégia recorrente de conteúdo
Cada vez mais as pessoas estão procurando soluções para seus problemas, e não produtos ou serviços propriamente ditos.
Entender essa lógica, é entender que quando alguém faz uma pesquisa na internet, há uma grande probabilidade de estar atrás de informações sobre um assunto específico, logo que ainda não está no estágio de tomar uma decisão.
Sendo assim, a estratégia de conteúdo entra com a missão de sanar essas dúvidas e entregar informações corretas e coerentes sobre o assunto pesquisado.
Embora aqui não estejamos necessariamente nos referindo a algo comercial, falar sobre assuntos relacionados à sua especialidade, apresenta benefícios como:
- Aumento do tráfego geral do seu site de forma orgânica (sem precisar pagar anúncios);
- Melhora no reconhecimento de marca;
- Posicionamento como autoridade em sua especialidade.
Isso não se limita apenas às redes sociais, muito pelo contrário.
Desenvolver um blog, como o da MedAssist, é uma excelente maneira de entregar informações relevantes para quem pesquisa sobre um determinado assunto.
5. Utilize Google Ads e Social Ads
Nem só de alcance orgânico vive uma empresa médica.
Dentro das estratégias de marketing digital, apostar em mídias pagas também pode ser um excelente empurrão para o seu negócio.
Plataformas como o Google Ads e o Meta Ads são as ferramentas mais conhecidas e muito úteis na segmentação de público e alcance de potenciais pacientes.
Com elas, é possível que os anúncios da sua empresa apareçam em buscas de palavras específicas, de acordo com os parâmetros de entrega que você estabelecer.
Mas, não se engane, essa é uma batalha muito disputada com os concorrentes.
Afinal, será uma questão de melhores investimentos e compra de palavras-chave que definirá qual anúncio aparecerá com mais evidência e frequência para o seu público.
Quando falamos sobre redes socais, a mesma lógicas é aplicada, podendo segmentar seus anúncios em, por exemplo:
- Idade;
- Localização;
- Interesses.
Isso é extremamente vantajoso, pois é possível até mesmo criar conteúdos e anúncios personalizados e de acordo com o perfil do público-alvo de uma ação específica.
Por meio dessas ferramentas, também é possível acompanhar qual anúncio está sendo mais efetivo e dando mais retorno sobre o investimento.
Assim, você pode decidir continuar, parar ou impulsionar ainda mais essas publicidades.
6. Tome decisões apenas com base em dados
Essa, talvez, seja a dica mais valiosa de todas as que apresentamos até agora.
A grande vantagem do marketing digital está justamente na possibilidade de captação e análise de dados de forma extremamente precisa.
Essa prática permite uma margem bem maior de tentativa e erro, mas dá uma grande possibilidade de acerto de entrega otimizada e precisa.
Por isso, desprenda um precioso tempo com sua equipe ou agência de marketing na análise de performance das ações propostas e nas informações de relatórios fornecidas pelas plataformas utilizadas.
O que pode e o que não pode na publicidade médica?
Todo estudante de medicina, ao finalizar o seu curso, tem a consciência e o conhecimento de que a publicidade médica é uma prática bastante restrita e que deve ser feita de acordo com a legislação do CFM.
Em suma, o objetivo do marketing médico deve ser ajudar e orientar o maior número de pessoas possíveis na divulgação e promoção de conhecimentos científicos e educação da sociedade sobre a especialidade médica praticada, prezando pela veracidade das informações.
Tendo em vista a crescente necessidade de desenvolvimento de estratégias de comunicação e divulgação de serviços médicos, o CFM, em conjunto com o Codame (Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos) desenvolveram a resolução CFM 1974/11.
Nela, estabeleceu o Manual de Publicidade Médica, que regula todas as atividades deste gênero, estabelecendo normas para peças publicitárias e divulgação de informações de atividades associadas a profissionais de medicina e clínicas médicas.
É essencial se aprofundar no assunto e conhecer bem quais práticas são válidas a fim de evitar possíveis sanções previstas em lei.
Para isso, além de estudar a resolução CFM 1974/11, o Conselho Federal de Medicina iniciou, no primeiro semestre de 2021, uma série de webinars para debater sobre as mudanças nessas regras.
Vale a pena conferir.
Para te auxiliar e ter em mãos rapidamente as regras do Manual de Publicidade do CFM, separamos abaixo um resumo do que é permitido, ou não, na prática do marketing digital para médicos.
O que NÃO pode fazer
- Divulgação de tratamento e serviços de especialidades quando o profissional não é especialista na área;
- Divulgar “único” ou “exclusivo” diante de um tratamento, procedimento ou aparelho que possua;
- Participar de campanhas publicitárias de outras empresas, mesmo que seja para outras clínicas ou consultórios médicos;
- Autorização da divulgação do nome do profissional de medicina em materiais que não tenha aplicação científica em qualquer meio de comunicação;
- Dar entrevistas apenas para promoção pessoal, sem fim educativo;
- Divulgar campanhas com caráter sensacionalistas, tais como “resultado garantido”, “o melhor” ou “o exclusivo”;
- Divulgação de preços ou condições de pagamento;
- Divulgação de mais de uma especialidade ao mesmo tempo;
- Circulação de material de divulgação sem a devida identificação médica: nome, CRM e especialidade registrada;
- Divulgação de exclusividade de tratamento de uma patologia;
- Utilização de representações visuais impactantes (abusiva ou assustadora) de mudanças corporais decorrentes de doenças;
- Divulgar “antes e depois” de cirurgias em andamento ou grandes alterações corporais.
O que PODE fazer
- Criação de blog e/ou site com o intuito informativo e de divulgação científica;
- Utilização de redes sociais para a divulgação de informações, currículo e especialidade médica (só não esqueça que é proibido oferecer consultas, laudos ou receitas médicas por esses meios, e que só pode mencionar até duas especialidades, ok?);
- Participação de entrevistas em mídias para a divulgação e promoção do conhecimento científico;
- Utilizar material gráfico com: nome completo do médico, CRM e especialidades registradas. No caso das clínicas, é preciso o nome responsável pelo estabelecimento e seu CRM.
Marketing digital é coisa séria
Assim como a medicina, o marketing digital para médicos é um mundo enorme a ser explorado e que muda com frequência.
E em uma era de constantes conexões, não basta apenas prestar um bom serviço, é preciso que ele seja reconhecido e que chegue ao conhecimento das pessoas.
Mas, claro, sempre seguindo a legislação e entregando um conteúdo que agregue e seja de valor para toda a sociedade.
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Sobre o autor
Anderson Barbosa
Anderson é advogado formado pelas Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU SP e obteve Master in Business Administrator pelo SENAC - SP. Possui 14 anos de experiência em assessoria consultiva empresarial, tendo atuado em grandes escritórios, como Demarest Advogados. Atualmente, é sócio atuante na frente de novos negócios na MedAssist, auxiliando médicos, clínicas e grupos hospitalares a obterem eficiência tributária, contábil e fiscal em suas operações.