metas para clínica médica

Metas para Clínica Médica: Como Definir e 6 Exemplos

Qualquer que seja o objetivo, pessoal ou profissional, é praticamente impossível alcançá-lo sem metas definidas.

Isso porque a rotina, a vida atribulada, os inúmeros afazeres surgem o tempo todo, desviando a atenção do foco. 

Médicos que estão começando, ou que já são sócios de uma clínica médica, precisam estar preparados para se organizar e fazer o negócio dar certo. 

Além de estabelecer objetivos claros, é preciso traçar metas realistas para chegar a esses objetivos.

É fácil falar, né?

Se você não sabe por onde começar, esse texto é para você.

Aprenda quais são as mais importantes metas para clínicas médicas e a como defini-las.

Boa leitura!

Importância de ter metas para clínica médica

Você certamente não quer entrar para estatística e ser mais um empreendedor que precisou fechar o negócio depois de apenas alguns meses.

Então, é preciso estabelecer metas definidas para obter sucesso com o seu consultório ou clínica médica. 

Mesmo que você não queira, terá de lidar com questões que envolvem gestão, administração e empreendedorismo. 

Dificilmente, em uma universidade de Medicina, você receberá o conhecimento necessário para elaborar e colocar em prática um planejamento estratégico de uma empresa.

Para se certificar que o seu consultório não será afetado por erros banais de gestão, é preciso definir metas de forma realista, sustentável e assertiva.

Qual a diferença entre objetivos e metas para clínica médica?

O objetivo é algo mais amplo, mais duradouro ou permanente. Por exemplo, o objetivo da clínica médica é atrair mais pacientes ou ser uma clínica ESG. 

A meta é um passo que você vai dar para atingir esse objetivo. Ao elaborar um planejamento estratégico, você vai traçar diversas metas – todas com intuito de fazer a clínica médica chegar aonde você deseja. 

Para definir as metas, pense em duas perguntas principais: quanto e quando.

Se o objetivo for conquistar novos clientes – no caso da clínica médica, novos pacientes -, você pode traçar uma meta factível e realista de 15 pacientes por mês, por exemplo.

Mais do que um simples processo de organização, a definição de metas é essencial para que o consultório ou a clínica não tenha problemas gerenciais e financeiros no futuro.

Então, resumindo:

Meta

É quanto e até quando você precisa fazer algo:

  • Possui uma data precisa sobre aquilo que você quer alcançar;
  • Fazem parte do objetivo, mas são mais precisas e podem estar relacionadas a qualquer aspecto da sua atuação.

Por exemplo: acordar mais cedo para malhar mais cedo e chegar antes ao trabalho.

Objetivo

O que você deseja realmente fazer:

  • Valores e finalidades de uma empresa traduzidos em expectativas;
  • Fazem parte da missão da empresa;
  • A partir deles, você vai conseguir determinar as estratégias e a estrutura necessária para tocar sua empresa.

Para não esquecer de nenhum objetivo, lembre-se do conceito AAFR Atrair, Atender e Fidelizar os pacientes para Rentabilizar o consultório.

Como definir suas metas? Conheça o método SMART

metas clínica médica smart

Além de organizar a vida financeira da clínica, estabelecer metas pode aumentar também a produtividade dos colaboradores.

A criação de metas ajudam a estimular os envolvidos a alcançar um único objetivo.

Em empresas, se bem executado, cria um senso de pertencimento. Todos os funcionários estão “remando” em uma mesma direção, em busca de resultados positivos, que trarão benefícios para todos.

As metas, portanto, são um direcionamento na direção de um único objetivo. O método SMART auxilia na definição de metas, com base nos 5 fatores abaixo.

Veja:

S – Específica (specific, em inglês)

M – Mensurável

A – Atingível

R – Relevante

T – Temporal

Embora esse método não seja especificamente indicado para clínicas médicas, pode auxiliar você a estabelecer as metas do seu consultório. 

Vamos a ele!

Específica

A meta precisa fazer sentido. Por exemplo, não adianta colocar como meta “aumentar o número de pacientes”. 

Se essa for uma meta, não será precisa, e os colaboradores – e até você mesmo – não vão saber como fazer para alcançá-la.

É preciso que a instrução responda algumas perguntas:   

  • O que você quer alcançar com essa meta?
  • Quem será responsável por ela?
  • Onde será realizada?
  • Como será conquistada?
  • Por que ela deve ser seguida?

Assim, os colaboradores responsáveis saberão como agir.

Mensurável

Além de especificar, é preciso mensurar as metas. 

Se você definir que quer pensar em uma nova estratégia para fidelizar pacientes, pode determinar que vai parar suas atividades 4 horas por semana para pensar nisso.

Assim, conseguirá ver, ao final do mês, se realmente está se focando nessa meta. 

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Atingível

Sabe aquela pessoa que decide que quer emagrecer 10 quilos em uma semana?

Então. Não seja essa pessoa! Estabeleça metas realistas para seus funcionários.

Normalmente, quem se depara com uma meta inatingível nem sabe por onde começar e ainda sente um desânimo porque já antevê que não conseguirá atingi-la. 

Então, evite isso. Trace metas atingíveis com os recursos que você tem à disposição. 

Relevante

Suas metas precisam fazer sentido para chegar ao seu objetivo.

Concentre-se no que você quer para si e para sua clínica médica.

Mesmo que seja o que todos estão fazendo ou o que o seu amigo disse para fazer, avalie se faz sentido para o seu planejamento estratégico.

Se não fizer, descarte. Não perca seu tempo e seu dinheiro.

Temporal

Estipule um prazo para todas as metas. Pode ser uma semana, um mês, um semestre – não importa! 

O importante é que todas tenham uma data limite para serem concluídas. 

6 exemplos de metas para sua clínica médica

metas clínica médica

1. Diminuir o tempo de espera dos pacientes 

Além de evitar reclamações dos pacientes, você evita que os convênios avaliem mal a sua clínica. 

Embora exista um certo senso comum de que “médico sempre se atrasa”, você deve evitar cair nessa estatística.

Principalmente se for um médico recém-formado, que ainda precisa fidelizar os pacientes.

Além de evitar atrasos dos médicos, você pode estabelecer algumas ferramentas para otimizar o tempo da consulta do paciente.

Um bom exemplo que tem se tornado comum nos consultórios é o check-in automático, já conectado ao sistema de agendamento.

(Se você não tiver um sistema digital de agendamento, sugerimos começar por aí). 

2. Facilitar os atendimentos para as secretárias

Não se engane – as secretárias são cruciais para a jornada do paciente.

Afinal, quem nunca deixou de comprar algo em uma loja na qual não foi bem atendido por uma vendedora?

A lógica é a mesma.

Se a clínica médica já tiver um sistema de agendamento on-line, o paciente pode até marcar direto pelo site.

No entanto, precisará da secretária para efetivar a consulta.

A secretária precisa garantir que o número de marcações e o número de consultas finalizadas seja o mesmo.

Estabeleça, com ela, uma meta mensal de pacientes. Não adianta encher a agenda e não conseguir dar conta de tudo! 

Para determinar esse número, é preciso avaliar o plano de negócios da clínica médica e as expectativas financeiras.

Percebe como está tudo interligado?

O planejamento financeiro também é necessário na hora de traçar os objetivos e as metas da sua clínica médica. 

3. Satisfação dos pacientes 

Crie um formulário de pesquisa padronizado para que os pacientes possam preencher e avaliar o atendimento da clínica médica.

Use um formulário digital e objetivo, é claro!

A partir dos resultados, você pode estabelecer a meta de manter os resultados altos ou de trabalhar para elevá-los, caso as notas sejam baixas ou as percepções sejam negativas.

4. Fidelização dos pacientes

Não se engane: para que um paciente seja considerado fiel a você, não basta que ele se consulte com frequência.

O ideal é que ele se sinta vinculado a você de tal forma que confie no seu atendimento para indicá-lo a amigos e parentes. 

Essa é uma meta bem importante: reflete a saúde e a reputação da clínica médica e dos médicos envolvidos. 

5. Novos pacientes 

Com pacientes fidelizados, é provável que você sempre tenha novos “clientes” que chegam por indicação.

No entanto, é preciso estabelecer essa meta definida – quantos pacientes novos você deseja atrair por mês?

Fuja da indefinição. Sabemos que quanto mais, melhor, mas é preciso ter um número factível e realista para que todas as estratégicas estejam alinhadas. 

6. Redução de custos 

Ao adotar essas estratégias na elaboração de metas, consequentemente, verá os custos reduzirem e os lucros aumentarem. 

O planejamento financeiro é essencial para traçar os objetivos da sua clínica médica.

Com o auxílio de uma consultoria contábil especializada, você terá apoio em todo o processo! Desde a abertura da empresa, a escolha do tipo de empresa, o enquadramento em um regime tributário mais favorável e até em questões mais complexas, como a equiparação hospitalar e o PER/DComp.

Então, se uma das suas metas é reduzir os custos da empresa, considere a contratação de uma consultoria contábil especializada.

Comece a planejar já!

Como sempre, a MedAssist está aqui para ajudar você a ter sucesso no planejamento estratégico da sua clínica médica.

Nossa equipe é formada por advogados tributaristas e contadores experientes que atendem mais de cinco mil médicos em todo o Brasil.

Nossos profissionais estão preparados para auxiliar você em aspectos societários, contábeis e fiscais, uma vez que existem peculiaridades típicas do mercado médico.

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