Redes sociais para médicos

Redes Sociais para Médicos: 9 opções para estar conectado

Você consegue passar um dia sem olhar suas redes sociais?

Elas vieram para ficar – e a relação do brasileiro com elas vai além do básico. 

O Brasil é o 2º país que mais passa tempo online, gastando cerca de 9 horas diárias nas telinhas.

E é claro que os médicos estão marcando presença por lá, seja em redes tradicionais, como o Instagram e Facebook, seja em redes próprias.

Afinal, estar presente no meio digital, seja divulgando seu trabalho, trocando experiências, fazendo networking ou adquirindo conhecimento, é imprescindível atualmente. 

Pensando nisso, listamos algumas redes sociais para médicos que querem ficar por dentro dos assuntos debatidos e ampliar sua rede de contatos profissionais e de futuros pacientes.

Conheça 9 redes sociais para médicos

Conheça 9 redes sociais para médicos

1. Doximity

    A Doximity permite que você se conecte com outros profissionais da saúde por vídeo chamada, chamada de áudio e que fique por dentro das notícias do setor.

    Para entrar na rede social, você só precisa criar seu perfil de forma totalmente gratuita.

    Apesar da maioria dos profissionais inscritos serem dos Estados Unidos, a plataforma aceita profissionais da saúde de qualquer parte do mundo.

    Ou seja, sua rede de contatos fica ainda maior e você tem a chance de aprender com casos da medicina internacional também.

    2. Sermo

      Outra opção de rede social global para médicos é a Sermo, que conta com mais de 1 milhão de médicos verificados.

      A inscrição é totalmente gratuita e está disponível para qualquer país do mundo.

      3. Doctoralia

        O Doctoralia concentra profissionais da saúde de todo o país que podem montar seus perfis e colocar informações para seus pacientes.

        Além disso, os pacientes podem colocar perguntas na plataforma e serem respondidos por especialistas.

        Para se inscrever na plataforma, é só criar seu perfil de forma gratuita. 

        O modo pago tem algumas soluções extras para clínicas e especialistas, como marcação de consultas.

        Uma boa maneira de ter maior visibilidade e de alcançar mais e novos pacientes.

        4. Medscape

          O Medscape é um aplicativo totalmente voltado à área médica.

          Nele você tem acesso gratuito a notícias relacionadas à saúde, comentários de especialistas, ferramentas clínicas, medicamentos e informações sobre doenças, podcasts médicos e muito mais!

          Sem contar na disponibilidade de mais de 450 calculadoras médicas, agrupadas por especialidades e o MedscapeLIVE! – com acesso a simpósios, palestras e eventos online.

          5. PebMed

            O Portal PEBMED que agora é Portal Afya, é destinado 100% a trazer conteúdos e informações para médicos.

            Além do portal, o grupo tem o aplicativo Whitebook onde você pode encontrar informações sobre medicamentos,  condutas médicas, vídeos de médicos especialistas e muito mais!

            O app pode ser adquirido gratuitamente ou então você pode pagar pelo plano premium ou corporativo.

            6. Instagram

              Ter uma presença profissional no Instagram é uma demanda dos nossos tempos para profissionais de diversas áreas, incluindo os médicos.

              No Instagram, é possível direcionar o material criado, segmentando-o em filtros como idade, gênero, localização e até mesmo perfil socioeconômico.

              Apesar de não ser uma rede social exclusiva para médicos assim como o LinkdIn, é uma boa rede para prospectar clientes que realmente se conectem e se identifiquem com o seu trabalho e também para adquirir conhecimento e insights sobre a medicina.

              Veja também: Negócio de Médico: como ser bem-sucedido na carreira médica

              7. LinkedIn

                Esta rede profissional é um ótimo local para se conectar com outros médicos e profissionais da área da saúde.

                Mantenha um perfil atualizado com suas especialidades e presenças em congressos médicos.

                Além de trazer visibilidade para você, o LinkedIn também é um espaço para publicar pesquisas do ramo da medicina, gerar discussões saudáveis sobre temas que norteiam a área e acompanhar referências nacionais e internacionais.

                Dessa maneira você pode encontrar perfis de grandes profissionais para se manter informado, como também pode ser referência para seus colegas de profissão.

                8. Youtube

                  Se você é uma pessoa que tem afinidade com vídeo, saiba que encontrará no Youtube um grande aliado.

                  Ótima fonte de conteúdo mais denso. 

                  9. Telegram e WhatsApp

                    Pensou em rede social e não pensou em Telegram e WhatsApp?

                    Pois pense duas vezes!

                    Essas duas redes permitem um contato mais direto e prático com o paciente e são diferenciais nos atendimentos de hoje em dia.

                    4 principais vantagens de utilizar redes sociais para médicos

                    4 principais vantagens de utilizar redes sociais para médicos

                    1. Acesso aos pacientes

                      Investir em Marketing Digital pode atrair mais pacientes – e pacientes qualificados, exatamente como os que você está buscando.

                      Isso porque as redes sociais e ferramentas de Marketing Digital nos permitem filtrar com maestria o tipo de público com o qual estamos nos comunicando.

                      Portanto, utilize as redes sociais a seu favor e aumente a sua visibilidade.

                      2. Networking

                        Marcar presença no digital facilitará na hora de ser convidado para congressos, projetos de pesquisa e conhecer novos médicos na sua área.

                        Afinal de contas, quem é visto é lembrado – e isso vale muito para o ambiente digital.

                        Além disso, a troca de informações nos aplicativos de pesquisas médicas e cases médicos é muito enriquecedor para o seu dia a dia, pode apostar! 

                        3. Construção de Autoridade

                          À medida em que você vai falando sobre um assunto nas redes e mais pessoas interagem com seu conteúdo, você vai construindo e aumentando a sua autoridade.

                          Além disso, compartilhar com sua rede de contatos congressos dos quais você participa, pesquisas interessantes – feitas por você ou não – também demonstram sua atuação no mercado.

                          4. Conhecimento constante

                            As inovações e casos nunca vistos antes também fazem parte do mundo da medicina.

                            Consumir os conteúdos das redes sociais e portais criados exclusivamente para médicos sem sombra de dúvidas vai ampliar ainda mais o seu repertório.

                            Afinal o estudo constante é uma das chaves para ser um profissional de sucesso e renome.

                            Então, aproveite todas as ferramentas disponibilizadas para isso.

                            Online!

                            2024 e você não está pensando em redes sociais?

                            Esperamos que, com esse artigo, sua cabeça esteja mudada!

                            Procure as redes sociais exclusivas para médicos e aumente sua presença nas redes sociais tradicionais. 

                            Seus negócios agradecem!

                            Ah, você gostou desse conteúdo? 

                            Não perca nenhuma novidade da MedAssist e se inscreva na newsletter para virar um especialista em gestão financeira e inteligência empresarial para médicos.

                            Somos especialistas em gestão financeira e empresarial para médicos

                            Cadastre-se e receba no seu e-mail dicas de como descomplicar a sua vida financeira .

                            Email registrado com sucesso
                            Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
                            Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

                            Fale o que você pensa

                            O seu endereço de e-mail não será publicado.